segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pedalar...

2.000 Km de bike esse ano:
e continuo saindo gordo nas fotos, asjhuaishuasuhas

 Pedalar
Esse texto aborda os dois lados desse esporte fascinante, que é o perigo constante, e o prazer em que temos em pedalar por horas a fio nossas veneradas bikes.
A quem diga que nós ciclistas somos loucos, insanos, por passar tanto tempo em cima de uma bicicleta pedalando em rodovias perigosas arriscando nossas vidas a cada dia por apenas diversão, prazer, ou até mesmo em treinos sérios em busca de uma vitória em uma determinada corrida.
Mas no meu ponto de vista, não acho loucura gostar de um esporte tão fascinante e envolvente, alem é claro, dos inúmeros benefícios que ele trás a saúde.
Lógico que como tudo na vida tem seus dois lados, o ciclismo também seu lado da dor, sofrimento, do calor intenso, do frio, ou aquelas subidas árduas que parecem nunca acabar, das descidas perigosas a mais de 100 km , dos carros e caminhões que passam a menos de 1 metro de distância de nosso corpo as vezes, esse é lado perigoso do ciclismo que muitos dos leigos desconhecem, mas mesmo nós sabendo que o ciclismo é o esporte que mais morre atletas em treinamento no mundo, lá estamos nós a cada dia de treino, com nossas bikes envenenadas, acelerando a cada reta, voando baixo em cada descida, e tentando manter o ritmo nas piores subidas.
Ser ciclista é muito mais que ter uma bike top de linha ou uma bela roupa.
Não é só dizer que gosta de pedalar, tem que treinar.
Não é só suar a camisa, tem que sentir o gosto de sangue na boca, depois de um contra relógio no limite do seu coração.
Não desmerecendo nenhum outro esporte, mas o ciclismo é o que causa mais desgaste ao corpo humano em treino e competições, mas ao mesmo tempo nos trás uma satisfação e prazer inigualáveis.
O desgaste físico e psicológico é tão grande que se o ciclista não tiver uma boa preparação de ambos, ele não suportará a pressão de ataque dos outros ciclistas.
Para os leigos que pensam que nós só pedalamos por pedalar, ai que se enganam, pois a um jogo de equipe e de xadrez dentro das competições, e até mesmo nos treinos, pois para vencer um adversário não basta ter a melhor bike, o melhor equipamento em geral, tem que ter acima de tudo inteligência, paciência e sangue frio.
E isso não é só pedalar, é jogar com o erro do adversário, é atacar na hora certa, é ser cauteloso, tudo isso é ser ciclista, isso é ciclismo.
O prazer pelos treinos e competições nos faz esquecer o perigo que corremos todos os dias, porque só é ciclista de verdade aquele que passa por tudo isso, e ainda consegue ter um sorriso estampado no rosto ao final de um treino ou competição, ganhando ou perdendo.
As vezes saímos para pedalar só para testar uma peça nova que colocamos na bike.
As vezes pedalamos contra o relógio no mais rápido que podemos girar nossos pedais.
Outras vezes nem força fazemos, só para aliviar o estresse e descontrair com os amigos.
Mas também tem os momentos que chamamos de socar a bota, destruir os pedais, pedalar o mais forte que puder, sentir a musculatura inchada, o coração querendo explodir, o fôlego já em falta, os olhos fixos no asfalto acelerando cada vez mais.
Isso chamamos de adrenalina, que consequentemente se transforma em endorfina, liberada pelo nosso cérebro depois de tanto esforço feito, transformando isso em alegria e satisfação.
Em um esporte que o perigo e o prazer andam lado a lado, eu não me importo de correr o risco, ainda que este risco possa ser fatal, o prazer de cada dia de treino me faz pedalar cada fez mais e mais, pra mais longe que minhas pernas agüentarem me levar.

By Giroleve 04/08/2009 19:08 hrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

dê aqui sua pedalada (comentário)